Brasil mais


Programa BRASIL MAIS
 

O “Brasil Mais” é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O Brasil Mais oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Programa Brasil Mais tem dois eixos de atuação. Um voltado para Melhores Práticas Produtivas e outro, para Melhores Práticas Gerenciais.

As empresas que solicitarem atendimento ao eixo Melhores Práticas Produtivas serão atendidas pelos SENAI. O eixo Melhores práticas produtivas promove a redução de desperdícios como superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.
O participante pode solicitar um atendimento assistido e presencial. Na primeira fase do atendimento, a empresa terá acesso ao Mentoria Lean, metodologia de baixo custo e de rápida implementação, desenvolvida pelo SENAI, que contempla:

O eixo Boas práticas produtivas é composto por duas fases:
Fase 1: Mentoria lean (otimização de processos produtivos)
Fase 2: Mentoria digital (digitalização de informações para gestão).

A mentoria Lean será desenvolvida por consultores da área de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI. O objetivo da mentoria Lean é capacitar, orientar e acompanhar colaboradores das empresas na Filosofia Lean Manufacturing com foco em implementação de ações de melhoria dos processos das empresas.

Em Goiás, o Senai prevê atender em 2021, cerca de 60 micros, pequenas e médias empresas de todos os segmentos, com soluções para reduzir desperdícios, obter ganhos de produtividade e transferir conhecimento para até 3 colaboradores das empresas.

O diferencial da metodologia desta fase é a transferência de conhecimento para funcionários da empresa atendida. Além de receber 16 horas de consultoria e obter ganhos de produtividade, o empresário ainda pode selecionar até três colaboradores para receber 48 horas de aperfeiçoamento profissional com certificação. Esses colaboradores irão aprender sobre conceitos do lean manufacturing, ferramentas e estarão capacitados para dar continuidade às ações realizadas durante a consultoria. Os diferenciais da Mentoria Lean São;
1) aprendizagem de conceitos básicos por ensino à distância;
2) aprendizagem coletiva com teoria, prática, envolvendo até 3 colaboradores por empresa e potencializada por gameficação dos conteúdos;
3) implementação no chão-de-fábrica das ferramentas de melhoria dos processos produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa. Ao todo, são 64 horas de aprendizagem e implementação.

Se o participante quiser melhorar ainda mais os processos produtivos, poderá fazer uso da Mentoria Digital, metodologia do SENAI, para inserir sua empresa no campo da digitalização dos processos produtivos. Essa mentoria inclui sensoriamento, aprendizagem à distância, aperfeiçoamento profissional de colaboradores, inserção de sensores na linha de produção, software para visualização de dados coletados e orientação presencial de consultor. Com engajamento, as empresas melhoram a qualidade dos produtos, reduzem o tempo de entrega aos clientes, e estabelecem um processo de inovação contínuo com consequente aumento da produtividade.

Em 2021, o SENAI GO atenderá cerca de 60 empresas na primeira fase do programa (Mentoria Lean)!

Como funciona a Mentoria Lean?
A Mentoria Lean visa o aumento de produtividade. As empresas primeiro recebem os conceitos básicos da metodologia Lean por ensino a distância, envolvendo até três colaboradores por empresa, potencializada por gameficação dos conteúdos. Em seguida, acontece a realização das mentorias teóricas e práticas, semipresenciais ou presenciais, com as equipes de colaboradores das empresas, para identificar e replicar os conceitos aprendidos em sala de aula na realidade das suas indústrias. Por fim é realizada a implementação, nas empresas, das ferramentas de melhoria dos processos
produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa. Ao todo, são 64 horas de aprendizagem e implementação.

Quem pode participar? 
Empresas industriais que tenham: 
CNAE Industrial, primário ou secundário; e que possuam de 11 a 499 funcionários. 

Há contrapartida dessas indústrias? Se sim, de qual valor? 
O programa é custeado com recursos do SENAI com contrapartida das empresas participantes. Na Mentoria Lean, melhores práticas produtivas de otimização, todos os custos referentes à capacitação que será oferecida nos atendimentos assistidos (8h de capacitação online e 40h de capacitação presencial) serão de responsabilidade do SENAI. Em contrapartida, as empresas participantes irão destinar R$ 2,4 mil, que correspondem ao custo das 16 horas de consultorias individuais no chão de fábrica.

Como participar? 
Para participar do programa, a empresa deve fazer o cadastro no site: https://brasilmais.economia.gov.br/jornada.
Os interessados na mentoria lean devem selecionar o eixo Boas Práticas Produtivas. Os empresários podem contar com o apoio da equipe do Senai Goiás para receberem uma apresentação do programa, se inscreverem ou para confirmarem sua inscrição. 

 

Informações 
Telefone: (62) 3219-1429 
Celular: (62) 99496-5200 

E-mail: larissacustodio@sistemafieg.org.br 


 

ONDE ENCONTRAR

Encontre o Senai mais próximo de você ou da sua empresa

Clique para ver mais     

Av. Araguaia, no 1.544 - Edifício Albano Franco | Casa da Indústria - Vila Nova - CEP 74645-070 - Goiânia-GO

CNPJ: 03.783.850/0001- 00 Central de Atendimentos: Goiânia - 4002 6213 | Demais localidades - 0800 642 1313