24/02/2022
0 ComentáriosIniciativa inédita, fórum de debates no âmbito da federação, do Sesi e do Senai é destinado a promover uma atuação de vanguarda acerca das tendências da educação e do mundo do trabalho
Sandro Mabel, presidente da Fieg: “Atuar na vanguarda é primordial, principalmente com as mudanças nos últimos anos, devido à pandemia, à aceleração da transformação digital e às mudanças significativas no mundo do trabalho”
Com objetivos estratégicos definidos de fomentar o desenvolvimento da indústria goiana, bem como liderar o empreendedorismo, a inovação e solidariedade no setor produtivo, trabalhando incansavelmente pelo crescimento de Goiás e por uma melhor qualidade de vida para os goianos, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) lança dia 7 de março iniciativa inédita e inovadora destinada a promover uma atuação de vanguarda acerca das novas tendências da educação e do mundo do trabalho.
Trata-se do Conselho Pensadores da Educação do Futuro, no âmbito da Fieg, do Sesi e Senai, integrado por profissionais de elevada capacidade profissional, renomada reputação e visão de mundo e que são referências nacionais em diversas áreas do conhecimento. A missão é promover reflexão e inspiração para orientar as instituições do Sistema Indústria em Goiás na construção das estratégias e iniciativas educacionais que respondam às megatendências.
“Atuar na vanguarda é primordial, principalmente com as mudanças que temos vivido nos últimos anos, devido à pandemia da Covid-19, à aceleração da transformação digital e às mudanças significativas no mundo do trabalho”, justifica o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel. Nesse contexto, ele elenca a necessidade de as instituições, antecipadamente, mapear e identificar as novas habilidades exigidas dos trabalhadores da indústria do futuro; compreender cenários quanto ao perfil das novas gerações de estudantes; subsidiar o mapeamento das tecnologias disruptivas para uma educação que impacte cada vez mais no futuro das pessoas, dos processos produtivos e na sociedade e, com isso, criar modelos de educação de referência.
O dirigente da Fieg cita estudo do Fórum Econômico Mundial que aponta habilidades como criatividade, liderança, pensamento analítico e crítico, resolução de problemas, programação, aprendizagem ativa, entre outras, como fundamentais no perfil dos trabalhadores do futuro.
Por definição, o conselho visa identificar as necessidades da educação em consonância com as exigências do mundo do trabalho, a partir das perspectivas da 4ª Revolução Industrial e do avanço dos sistemas digitais, por exemplo. A reunião de especialistas de diversas áreas do conhecimento comprometidos com a causa da educação e os impactos na formação de profissionais foi alinhada em cinco macro-objetivos:
1. Influenciar os modelos de educação e os processos de ensino e aprendizagem das entidades do Sistema Fieg, por meio da antecipação das grandes e impactantes tendências desse novo cenário;
2. Mapear e identificar as novas habilidades e competências exigidas dos trabalhadores da indústria do futuro;
3. Antecipar cenários e possibilidades, permitindo inovar de forma rápida, criando um diferencial competitivo e de sustentabilidade dos modelos de negócio da educação;
4. Elevar o nível de compreensão sobre o perfil das novas gerações de estudantes e a conexão destas com o mundo do trabalho;
5. Subsidiar no mapeamento das tecnologias disruptivas para uma educação que impacte cada vez mais no futuro da indústria e da sociedade.
“Com o advento da Indústria 4.0 e da transformação digital, a sociedade está passando por mudanças significativas, ao mesmo tempo em que surge a necessidade de um olhar para a formação integral do indivíduo, retomando a humanização nos ambientes educacionais”, afirma o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas. “Para contribuirmos com soluções educacionais que respondam às demandas da indústria nesse novo contexto, de aceleradas transformações, precisamos de uma discussão aprofundada, reflexiva e inspiradora”, complementa.
O time de pensadores
ALEXANDRE CAMPOS SILVA - PhD em Gestão do Conhecimento e Google Cloud Innovation in Education Brazil
CLAUDIO SASSAKI - Mestre pela Stanford University, cofundador e CEO da Geekie
CELSON PANTOJA LIMA - Doutor em Ciências da Computação e professor da UFOPA
EDUARDO DESCHAMPS - Doutor em Engenharia Elétrica e ex-presidente do Conselho Nacional de Educação
EDWARD MADUREIRA BRASIL - Doutor em Agronomia e ex-reitor da Universidade Federal de Goiás
JEFERSON DE OLIVEIRA GOMES - Doutor em Engenharia Mecânica UFSC/Aachen Alemanha e superintendente de Inovação da CNI
7) LÚCIA GOMES VIEIRA DELLAGNELO
Doutora em Educação por Harward e presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)
8) MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO
Mestre em Ciência Política e presidente do Conselho Nacional de Educação
9) MOZART NEVES RAMOS
Pós-Doutor em Química pela Politécnica de Milão e membro do Conselho Nacional de Educação
10) RAFAEL LUCCHESI
Economista pela Universidade Federal da Bahia e diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor-geral do Senai e superintendente do Sesi Nacional
11) PAULO VARGAS
Diretor regional do Senai e superintendente do Sesi
12) SANDRO MABEL
Presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai Goiás
“Buscamos profissionais com notório saber e reconhecidos pela comunidade acadêmica nacional e internacional, pelo mundo da tecnologia, pelo universo das engenharias, para acima de tudo nos conduzir a uma reflexão de fato de valor agregado sobre o modelo de ensino em nossas instituições e as implicações em nosso futuro”, explica o Diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai, Claudemir Bonatto.
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