09/03/2021
0 ComentáriosIntegrante do Sistema Fieg, o Senai completa hoje (9/03) 69 anos de sua implantação em Goiás e destaca-se como referência na formação de profissionais qualificados para mercado de trabalho
Sua liderança está consolidada com a conquista, por 13 anos consecutivos, do título de marca mais lembrada do segmento Curso Profissionalizante na pesquisa de mercado Pop List, do jornal O Popular/Ibope Kantar Millward Brown do Brasil). Nessas quase sete décadas de atuação, a instituição tem acompanhado o avanço do segmento industrial, com investimentos permanentes na melhoria e atualização de seus recursos humanos e ambientes de ensino, buscando na inovação tecnológica uma maneira de contribuir com a competitividade da indústria e o desenvolvimento do País.
Em sua série histórica (1952 a 2020), o Senai Goiás acumula 2,8 milhões de matrículas em diversos cursos, que vão desde a iniciação profissional até a formação superior (graduação tecnológica e pós-graduação), presenciais e a distância. Ano passado, em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a instituição realizou 125.755 matrículas para formação de mão de obra para o setor industrial no Estado, com 3.801 empresas atendidas.
A rede goiana do Senai, formada por 18 unidades fixas – dez das quais integradas com o Sesi –, 5 núcleos e 11 unidades móveis, assegura cobertura a todo o Estado, preparando mais de 120 mil profissionais por ano para o setor industrial, com 450 tipos de cursos e programas. Além de formação de mão de obra, sua atuação abrange as áreas de inovação, pesquisa e a oferta de soluções tecnológicas para empresas que buscam maior produtividade.
Ampliação e modernização
Em dois anos da sua gestão como presidente da Fieg e do Conselho Regional do Senai, Sandro Mabel potencializou as ações desenvolvidas pela instituição, com investimentos na ampliação e modernização da rede de unidades operacionais. A iniciativa viabilizou a inauguração de várias obras, destinadas a aumentar a capacidade de atendimento em diversos segmentos industriais. As principais foram a implantação do Laboratório de Poliformismo Molecular na Faculdade Senai Roberto Mange, em Anápolis, para atender a demandas das empresas do polo farmoquímico goiano; o Centro de Treinamento Avançado Senai-Enel, instalado na Faculdade Senai Ítalo Bologna, em Goiânia; e o Laboratório de Inteligência Artificial que vai dar apoio à implementação da Indústria 4.0 no Estado. O novo ambiente está instalado na Faculdade Senai Fatesg, na capital.
Em Catalão, a Escola Senai passou em 2020 por ampla reforma que marcou o aniversário de 32 anos da unidade-polo, implantada em parceria com a prefeitura municipal e as mineradoras Goiasfértil (atual Mosaic), Mineração Catalão e Copebrás (hoje CMOC). Referência em educação profissional, atendendo outros 18 municípios na mesma região, a escola investiu em equipamentos e tecnologias, além das obras físicas, revitalizando serviços nas áreas de mecânica industrial, automação, solda elétrica, indústria automotiva, rede elétrica e rede de dados.
Em outra frente de atuação, o Senai incrementou a oferta de soluções inovadoras para as indústrias com a implantação, em Goiás, de dois centros tecnológicos – um polo avançado do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai Cimatec), unidade referência nas áreas de pesquisa aplicada e inovação, com sede em Salvador (BA); e outro do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt), especializado em serviços e produtos para o segmento de moda, no Rio de Janeiro.
Combate à Covid-19
Envolvida em diversas frentes de combate à pandemia do novo coronavírus, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) mobilizou todas as instituições que integram o Sistema Indústria – Sesi, Senai e IEL – em suas diferentes expertises para assegurar a retomada responsável dos negócios, unindo os aspectos econômico e de saúde da população.
O Senai Goiás, por exemplo, passou a integrar a iniciativa nacional, protagonizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e concluiu a recuperação de 104 respiradores mecânicos de 12 hospitais goianos, atuando com outros parceiros regionais. A ação solidária, que consertou gratuitamente mais de 2 mil ventiladores pulmonares em 24 Estados e no Distrito Federal, foi coordenada em Goiás pela Escola Senai Vila Canaã, com participação das unidades Sesi Senai Jardim Colorado e Aparecida de Goiânia.
Além disso, o Senai também produziu quase 200 mil máscaras de proteção e mais de 10 mil protetores faciais (face shields), que foram doados a profissionais de saúde da linha de frente de combate à doença, e desenvolveu uma cabine de desinfecção e de um ventilador pulmonar mecânico.
A instituição investiu ainda na estruturação do Laboratório de Biologia Molecular (LabMol), no Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, em Goiânia. O novo ambiente passou a oferecer às redes de hospitais e de laboratórios de Goiás serviços de análise para identificação do vírus SARS-CoV-2 por meio da técnica RT-PCR, padrão de referência nos testes contra a Covid-19. Operando de segunda a segunda, o laboratório também vem recolhendo amostras para exames, com entrega de resultados em até 24 horas, contribuindo para um diagnóstico mais rápido e seguro.
O LabMol tem capacidade para realizar diariamente mais de 700 testes, fornecendo diagnósticos mais confiáveis, o que aumentou a capacidade de testagem no Estado e contribuiu para a retomada mais segura das atividades econômicas.
Mais qualificação
Para diminuir o impacto na educação dos alunos durante a pandemia, a instituição investiu ainda mais na educação profissional remota, com a ampliação da oferta de cursos gratuitos a distância (EaD) logo no início do isolamento social e reforçou a estratégia, ao lançar o programa Indústria + Forte – iniciativa focada na preparação de profissionais para a retomada da atividade industrial em Goiás. O esforço fez quase triplicar a procura pela capacitação via EaD.
Lançado em julho pela Fieg e pelo Senai para ampliar o acesso ao mercado de trabalho e a oferta de mão de obra qualificada, o programa ofereceu 21 mil vagas gratuitas em 28 diferentes cursos de formação profissional a distância, abrangendo 11 áreas industriais, para qualificação preferencial de jovens em busca do primeiro emprego e de trabalhadores que perderam o trabalho durante a pandemia.
Senai Goiás tem o melhor desempenho no País
Campanha da Fieg e Senai arrecada 137 cilindros de oxigênio para ajudar no combate à Covid-19
Campanha Respira Goiás arrecada 100 cilindros de oxigênio para combate à COVID-19
Indústria reunida entre 23 e 25 de março na primeira feira de talentos nacional, on-line e gratuita