20/04/2022
0 ComentáriosProposta pelo deputado Antônio Gomide (PT), iniciativa reconhece contribuição da instituição ao desenvolvimento industrial do Estado e de personalidades que fizeram parte da sua história no âmbito da educação profissional
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou terça-feira (19/04) sessão especial em homenagem aos 70 anos de atuação em Goiás do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a partir de sua instalação em Anápolis, em 1952. A iniciativa foi proposta pelo deputado Antônio Gomide (PT) em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela instituição na qualificação de profissionais e oferta de soluções tecnológicas para a indústria goiana. O parlamentar abriu a solenidade com um apanhado histórico sobre a trajetória da instituição e seu legado para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, por meio da educação profissional.
“A chegada do Senai a Anápolis mobilizou toda a comunidade, que aguardava ansiosamente por um ensino industrial que abriria novos horizontes para a população. Uma nova era se pronunciava. No transcorrer dessas sete décadas, a instituição acompanhou a evolução tecnológica e fez a diferença para milhares de pessoas que alcançaram destaque no mercado de trabalho e tiveram a vida transformada com a formação profissional”, destacou Antônio Gomide, que foi prefeito de Anápolis por dois mandatos seguidos, a partir de 2008, e promoveu várias ações em parceria com o Senai durante esse período.
“Tenho um carinho muito especial pela instituição. Fizemos grandes parcerias para capacitação e valorização da população anapolina. Nada mais justo que prestar essa homenagem pelo importante trabalho que o Senai realiza e a todos que fizeram da instituição uma referência na formação de profissionais.”
Mérito legislativo
Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Conselho Regional do Senai, Sandro Mabel agradeceu a homenagem e destacou os investimentos realizados para modernização de toda a rede Sesi e Senai de ensino, com foco na valorização dos docentes e na modernização tecnológica para atender às exigências da Indústria 4.0. “É uma grande honraria para todos nós que fazemos parte do Sistema Indústria em Goiás poder celebrar esse reconhecimento da Alego a uma instituição que é feita com amor, trabalho e muita luta, dedicada à formação de profissionais para o setor produtivo. Nesses 70 anos de atuação, quase 4 milhões de pessoas já passaram pelo Senai, muitas famílias prosperaram graças ao aprendizado que tiveram na instituição. E vamos formar cada vez mais campeões nos próximos anos, com investimentos contínuos na educação para o futuro”, ressaltou.
Durante a cerimônia, 22 pessoas, entre lideranças classistas, colaboradores veteranos, ex-alunos que se destacaram no mercado de trabalho e conselheiros do Senai receberam o Certificado do Mérito Legislativo. Representando os homenageados, o vice-presidente da Fieg, André Rocha, ocupou a tribuna destacando a importância da forte atuação do Senai no cenário pós-pandemia e ao longo dessas sete décadas.
“Nesse momento de retomada da economia, temos o desafio de melhorar a produtividade e competividade das indústrias. E o Senai tem realizado um papel fundamental na capacitação profissional e consultoria técnica que tem potencializado o setor industrial em Goiás. Estamos felizes em participar dessa homenagem e ver o árduo trabalho da instituição ser reconhecido e valorizado.”
Também participaram da sessão especial o vice-presidente da Fieg Flávio Rassi, os ex-presidentes da Fieg Paulo Afonso Ferreira e Pedro Alves de Oliveira, além de gestores do Sesi e Senai, colaboradores e alunos.
Impossibilitado de participar do evento, o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, foi saudado pelo deputado Antônio Gomide e muito aplaudido durante a sessão da Assembleia. “Paulo Vargas sempre foi um grande companheiro de todos nós. Durante minha gestão como prefeito de Anápolis, instalamos três centros de formação profissional em bairros periféricos, com a oferta de cursos gratuitos em parceria com o Senai. O trabalho do diretor regional foi fundamental para a execução desse convênio, numa parceria que trouxe excelentes resultados para a cidade”, reconheceu.
HOMENAGEADOS COM CERTIFICADO DO MÉRITO LEGISLATIVO
Dirigentes da FIEG:
. André Luiz Baptista Lins Rocha - 1º vice-presidente da Fieg e do Conselho Regional do Senai
. Flávio Santana Rassi - 2º vice-presidente da Fieg e do Conselho Regional do Senai
Ex-Presidentes da Fieg e do Conselho Regional do Senai Goiás:
. Paulo Afonso Ferreira
. Pedro Alves de Oliveira
Conselheiros do SENAI:
Empresária Ivonete da Silva Barbaresco
Empresário José Luiz Celestino Oliveira
Empresário Antônio Benedito dos Santos
Empresário Evandro Lúcio de Paula Tavares
Sebastiana de Oliveira Batista – Representante do MPT
Jerônimo Rodrigues da Silva – Representante do MEC
Carlos Albino de Rezende Júnior – Representante dos Trabalhadores da Indústria
Funcionários Veteranos:
. Sandra Maria Moreira
. Márcio Antônio Rezende
. Sônia Maria Rezende
. Luciana Miranda Pereira Gomes e Vilaça Tiago
Ex-Alunos SENAI:
. Gustavo Oliveira de Souza - Ex-aluno Escola Senai Vila Canaã – Medalha de Ouro na Worldskills Américas 2021
. Daniel Antunes Marques – Ex-aluno Faculdade Senai Ítalo Bologna – Diretor da Techmark
. Fábio Pereira da Silva – Ex-aluno da Faculdade Senai Roberto Mange – Gerente Geral de Produção Caoa Montadora
. Evandir Nunes dos Santos – Ex-aluno da Faculdade Senai Roberto Mange – Gerente de Manutenção Industrial da Geolab
. Saulo Vitoy – Ex-aluno Faculdade Senai Roberto Mange – Turma 1958 – Empresário
. Felicíssimo Sena – Ex-aluno da Faculdade Senai Roberto Mange – Advogado – Ex-Presidente da Celg e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás
. Mayana Coelho – Ex-aluna da Faculdade Senai Ítalo Bologna do curso de Técnico em Eletromecânica – Engenheira Clínica
Inauguração de laboratório em Itumbiara marcará a abertura da Semana da Indústria
Senai fez a diferença no crescimento de Goiás, diz Gomide ao homenagear 70 anos
Senai qualifica profissionais para primeira fábrica da Brasilit no Centro-Oeste
Tecnoshow Comigo prevê negócios de R$ 3,4 bilhões. Sistema Fieg marca presença