30/11/2020
0 ComentáriosReferência na área de tecnologia, a Faculdade Senai Fatesg, em Goiânia, inaugurou segunda-feira (30/11) o Laboratório de Inteligência Artificial, destinado ao desenvolvimento de pesquisa aplicada e à formação de especialistas
Um investimento de quase R$ 2 milhões, o novo ambiente dará suporte à implementação da Indústria 4.0 no parque goiano, ampliando a atuação da unidade, que já conta com diversos cursos tecnológicos relacionados a Big Data, Machine Learning, Cyber Security, Data Science e a Internet das Coisas (IoT). “Estamos focados em todos processos que envolvem os requisitos da Indústria 4.0 para atender às demandas das empresas na resolução de problemas e contribuir com a competitividade do setor produtivo. Os equipamentos instalados no laboratório são capazes de processar grande volume de dados e informações, fazer reconhecimento facial e cálculos aprimorados, entre outras funções, que poderão dar apoio às indústrias na criação de projetos. Na vertente educacional, traçamos um itinerário formativo para atender desde pessoas leigas, que querem trabalhar com inteligência artificial, até especialistas na área”, explicou Dario Queija de Siqueira, diretor das faculdades Senai Fatesg e Ítalo Bologna, ambas na capital.
Ao fazer a inauguração, o presidente da Fieg, Sandro Mabel, destacou que a implantação do laboratório faz parte da estratégia de modernização da rede de unidades operacionais do Sesi e Senai, com foco na formação de profissionais cada vez mais qualificados. “Nosso objetivo é investir em tecnologia, inovação e em educação empreendedora, com oferta de serviços e produtos mais avançados e de acordo com às necessidades das indústrias”, disse.
Em mensagem de vídeo, Luiz Leão, responsável pelas áreas de Tecnologia e Indústria 4.0 do Senai Nacional, parabenizou Goiás pela instalação do Laboratório de Inteligência Artificial. “A iniciativa é assertiva, uma vez que, entre as tecnologias habilitadoras, a inteligência artificial é a mais promissora. Por meio dela, conseguimos dar visibilidade ao chão de fábrica. Com o volume de dados levantados, é possível trabalhar com os algoritmos para identificar padrões e auxiliar as indústrias na tomada de decisões ágeis, sempre com foco na melhoria da produtividade. O laboratório trará grandes benefícios para Goiás e demostra que o Senai está sintonizado com as demandas atuais e futuras das indústrias do Estado”, ressaltou.
Para o presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fieg (CDTI), Heribaldo Egídio, o novo laboratório vai propiciar um ambiente favorável em prol da tecnologia junto ao ecossistema de inovação em Goiás. “O uso da inteligência artificial é essencial para as indústrias que buscam modernizar seus processos e se destacar no mercado. O Estado precisa avançar em inovação e a implantação do laboratório vai contribuir para melhoria desse indicador”, observou.
Também participaram do evento o vice-presidente da Fieg, André Rocha, os presidentes dos Conselhos Temáticos de Micro e Pequena Empresa e de Infraestrutura da Fieg, Jaime Canedo e Célio Eustáquio de Moura, o diretor regional do Senai, Paulo Vargas, o responsável pela área de Sistemas Técnicos da Enel Goiás, João Caetano, e o ex-secretário de Ciência e Tecnologia da prefeitura de Goiânia, Celso Camilo.
Fieg abre comemorações dos 70 anos e inaugura Centro de Treinamento Avançado Senai-Enel
Pandemia não interrompe sonhos: novos profissionais no mercado
Fieg e Senai ampliam unidade-polo de Catalão de olho na qualificação para Indústria 4.0
Senai divulga resultado do vestibular 2021/01