07/04/2020
0 Comentários
Dentro de sua missão de tornar a indústria competitiva, o Senai desenvolve diversas soluções inovadoras por meio de seus institutos de tecnologia. Tais soluções geram produtos como patentes e desenho industrial, considerados propriedade intelectual, legalmente protegidos. Em razão desse trabalho, o Senai Goiás, em parceria com indústrias regionais, desenvolveu e depositou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) um pacote de patentes e desenho industrial, disponibilizando para as indústrias que tenham interesse em ter um diferencial no mercado. A patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, concedido pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Conheça abaixo a relação de patentes e desenho industrial do Senai Goiás.
Nº do Pedido: BR 10 2020 003989 0
TÍTULO: PROCESSO TECNOLÓGICO PARA OBTENÇÃO DA BROMELINA A PARTIR DOS RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DO ABACAXI
DESCRIÇÃO: A presente invenção refere-se ao processo de produção da enzima bromelina em pó a partir dos resíduos agroindustriais do abacaxi. O objetivo da invenção é reaproveitar os resíduos agroindustriais e desenvolver um processo capaz de obter a enzima bromelina em larga escala e, com custo menor. Desta forma, o extrato bruto obtido a partir dos resíduos do abacaxi é submetido ao processo de precipitação na presença de um solvente orgânico, seguido de centrifugação e liofilização, obtendo-se a enzima bromelina, com baixo custo, em escala industrial e com o reaproveitamento dos resíduos gerados na agroindústria. A presente invenção está vinculada aos interesses das indústrias de alimentos/nutracêuticos e farmácias de manipulação.
Nº do Pedido: BR 10 2019 022023 6
TÍTULO: PROCESSO TECNOLÓGICO PARA OBTENÇÃO DE PRODUTO, À BASE DE PIMENTA APLICADA EM GOMA DE MASCAR, PARA DESOBSTRUÇÃO NASAL
DESCRIÇÃO: Processo para obtenção de pó de pimenta(s) de elevada pungência, por meio de preparo da matéria-prima, secagem, moagem e caracterização físico-química da pimenta em pó. Processo para fabricação de gomas de mascar utilizando a pimenta em pó como ingrediente. Produtos tipo gomas de mascar, em sabores doces ou salgados, produzidas através destes processos, que promovem a melhoria da sensibilidade gustativa dos consumidores. A presente invenção pertence ao setor técnico da indústria de alimentos, como alternativa inovadora para aproveitamento industrial de pimentas de alta pungência e seu efeito benéfico amplo sobre consumidores.
Nº do Pedido: BR 10 2017 024350 8 A2
TÍTULO: PROCESSO DE OBTENÇÃO DE PRODUTO ALIMENTÍCIO EXTRUSADO A PARTIR DE SUBPRODUTOS DO BENECIAMENTO DO ARROZ (ORYZA SATIVA L.) E FEIJÃO (PHASEOLLUS VULGARIS L.)
DESCRIÇÃO: A presente patente de invenção refere-se a um processo de um novo produto alimentício pronto para o consumo a partir de subprodutos rejeitados do beneficiamento do arroz e feijão. O snack é obtido pela tecnologia de extrusão termoplástica em maquinário de dupla rosca. A utilidade da invenção está embasada em aspectos tecnológicos e mercadológicos, uma vez que existe uma demanda por alimentos mais nutritivos e uma conscientização do aproveitamento de resíduos como uma matéria-prima, já que são considerados como passivo ambiental e de baixo valor comercial.
Nº do Pedido: BR 10 2015 032969 5 A2
TÍTULO: PROCESSO DE OBTENÇÃO DE APERITIVO A BASE DE FARELO PROTEINOSO DE MILHO E PRODUTO OBTIDO
DESCRIÇÃO: Refere-se ao processo de produção que utiliza a tecnologia de extrusão para a elaboração de produto alimentício que apresenta como base uma mistura de farelo proteinoso de milho, um resíduo da agroindústria do processamento do amido de milho e grits de milho, sendo, e que proporciona aperitivos com propriedades nutritivas e bastante rico em fibras e proteínas; o produto obtido a partir do processo proposto apresenta teor de fibra que entre 10 a 80% do volume total do produto e pode apresentar uma grande variedade de sabores.
Nº do Pedido: BR 10 2015 031927 4 A2
TÍTULO: SISTEMA COMPACTO E MÉTODO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES
DESCRIÇÃO: A presente solicitação de Patente de Invenção diz respeito a um sistema compacto e método para tratamento de efluentes, em particular efluentes da construção civil. Descreve um sistema de tratamento de efluentes da construção civil e seu reuso no processo construtivo que pode ser aplicado em outros tipos de efluentes industriais e domésticos. Na sua concepção geral, a invenção compreende um tanque de armazenamento de efluente com outros quatro ou mais tanques para armazenamento de um grupo de reagentes (9) químicos com sistema de dosagem automática, de modo a se obter um efluente tratado com turbidez menor que 40 NTU, e valor de pH entre 7 e 11.
Dados para contato:
Rolando Vargas Vallejos
Gerente de Tecnologia e Inovação
SENAI - Departamento Regional de Goiás
(62) 3219-1498
Na Fieg, especialistas condenam regulamentação da educação domiciliar no Brasil
Goiás precisa qualificar mais de 309 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025
Senai Itumbiara ganha moderno laboratório de tecnologia em solda e lança curso técnico
Inauguração de laboratório em Itumbiara marcará a abertura da Semana da Indústria