07/04/2020
0 Comentários
Dentro de sua missão de tornar a indústria competitiva, o Senai desenvolve diversas soluções inovadoras por meio de seus institutos de tecnologia. Tais soluções geram produtos como patentes e desenho industrial, considerados propriedade intelectual, legalmente protegidos. Em razão desse trabalho, o Senai Goiás, em parceria com indústrias regionais, desenvolveu e depositou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) um pacote de patentes e desenho industrial, disponibilizando para as indústrias que tenham interesse em ter um diferencial no mercado. A patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, concedido pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Conheça abaixo a relação de patentes e desenho industrial do Senai Goiás.
Nº do Pedido: BR 10 2020 003989 0
TÍTULO: PROCESSO TECNOLÓGICO PARA OBTENÇÃO DA BROMELINA A PARTIR DOS RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS DO ABACAXI
DESCRIÇÃO: A presente invenção refere-se ao processo de produção da enzima bromelina em pó a partir dos resíduos agroindustriais do abacaxi. O objetivo da invenção é reaproveitar os resíduos agroindustriais e desenvolver um processo capaz de obter a enzima bromelina em larga escala e, com custo menor. Desta forma, o extrato bruto obtido a partir dos resíduos do abacaxi é submetido ao processo de precipitação na presença de um solvente orgânico, seguido de centrifugação e liofilização, obtendo-se a enzima bromelina, com baixo custo, em escala industrial e com o reaproveitamento dos resíduos gerados na agroindústria. A presente invenção está vinculada aos interesses das indústrias de alimentos/nutracêuticos e farmácias de manipulação.
Nº do Pedido: BR 10 2019 022023 6
TÍTULO: PROCESSO TECNOLÓGICO PARA OBTENÇÃO DE PRODUTO, À BASE DE PIMENTA APLICADA EM GOMA DE MASCAR, PARA DESOBSTRUÇÃO NASAL
DESCRIÇÃO: Processo para obtenção de pó de pimenta(s) de elevada pungência, por meio de preparo da matéria-prima, secagem, moagem e caracterização físico-química da pimenta em pó. Processo para fabricação de gomas de mascar utilizando a pimenta em pó como ingrediente. Produtos tipo gomas de mascar, em sabores doces ou salgados, produzidas através destes processos, que promovem a melhoria da sensibilidade gustativa dos consumidores. A presente invenção pertence ao setor técnico da indústria de alimentos, como alternativa inovadora para aproveitamento industrial de pimentas de alta pungência e seu efeito benéfico amplo sobre consumidores.
Nº do Pedido: BR 10 2017 024350 8 A2
TÍTULO: PROCESSO DE OBTENÇÃO DE PRODUTO ALIMENTÍCIO EXTRUSADO A PARTIR DE SUBPRODUTOS DO BENECIAMENTO DO ARROZ (ORYZA SATIVA L.) E FEIJÃO (PHASEOLLUS VULGARIS L.)
DESCRIÇÃO: A presente patente de invenção refere-se a um processo de um novo produto alimentício pronto para o consumo a partir de subprodutos rejeitados do beneficiamento do arroz e feijão. O snack é obtido pela tecnologia de extrusão termoplástica em maquinário de dupla rosca. A utilidade da invenção está embasada em aspectos tecnológicos e mercadológicos, uma vez que existe uma demanda por alimentos mais nutritivos e uma conscientização do aproveitamento de resíduos como uma matéria-prima, já que são considerados como passivo ambiental e de baixo valor comercial.
Nº do Pedido: BR 10 2015 032969 5 A2
TÍTULO: PROCESSO DE OBTENÇÃO DE APERITIVO A BASE DE FARELO PROTEINOSO DE MILHO E PRODUTO OBTIDO
DESCRIÇÃO: Refere-se ao processo de produção que utiliza a tecnologia de extrusão para a elaboração de produto alimentício que apresenta como base uma mistura de farelo proteinoso de milho, um resíduo da agroindústria do processamento do amido de milho e grits de milho, sendo, e que proporciona aperitivos com propriedades nutritivas e bastante rico em fibras e proteínas; o produto obtido a partir do processo proposto apresenta teor de fibra que entre 10 a 80% do volume total do produto e pode apresentar uma grande variedade de sabores.
Nº do Pedido: BR 10 2015 031927 4 A2
TÍTULO: SISTEMA COMPACTO E MÉTODO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES
DESCRIÇÃO: A presente solicitação de Patente de Invenção diz respeito a um sistema compacto e método para tratamento de efluentes, em particular efluentes da construção civil. Descreve um sistema de tratamento de efluentes da construção civil e seu reuso no processo construtivo que pode ser aplicado em outros tipos de efluentes industriais e domésticos. Na sua concepção geral, a invenção compreende um tanque de armazenamento de efluente com outros quatro ou mais tanques para armazenamento de um grupo de reagentes (9) químicos com sistema de dosagem automática, de modo a se obter um efluente tratado com turbidez menor que 40 NTU, e valor de pH entre 7 e 11.
Dados para contato:
Rolando Vargas Vallejos
Gerente de Tecnologia e Inovação
SENAI - Departamento Regional de Goiás
(62) 3219-1498
Aluna do Senai Goiás brilha em seletiva para a Worldskills e vai ao mundial de profissões, em Lyon
Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas promove curso de formação
Senai inaugura complexo farmacêutico para capacitar mais de 2 mil pessoas por ano
Senai Lab Fashion entra na história no Goiânia Art Déco Festival