25/05/2022
0 ComentáriosNovo ambiente de ensino amplia patamar da unidade, com a implantação da habilitação técnica em fabricação mecânica e a oferta de mais ações de qualificação profissional e serviços técnicos para atender à demanda das indústrias dos segmentos de mecânica industrial e eletromecânica
Unidade de abrangência regional, com atendimento em 14 municípios do Sul do Estado, onde está presente desde 1992, a Escola Senai Itumbiara inaugurou segunda-feira (23/05) o Laboratório de Tecnologia em Soldagem, Caldeiraria e Tratamento Térmico. Um investimento de R$ 3,5 milhões, o novo ambiente de ensino possui equipamentos de última geração que possibilitaram a oferta, no portfólio da unidade, da nova habilitação técnica em fabricação mecânica e vão dar suporte para as atividades práticas dos cursos de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento profissional, além de ampliar a capacidade de atendimento da unidade nas áreas de mecânica industrial e eletromecânica.
A entrega da nova ampliação, no âmbito das diretrizes estratégicas da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para potencializar a oferta de serviços e produtos ao setor produtivo, por meio da ampliação e modernização da rede Sesi e Senai de ensino, abriu as comemorações da Semana da Indústria (de 23 a 28/05). Igualmente, Igualmente, integra as comemorações dos 70 anos da chegada do Senai a Goiás.
O laboratório foi aberto oficialmente às indústrias e à comunidade pelo presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Senai e Sesi, Sandro Mabel, que destacou a importância do novo espaço para o desenvolvimento dos empreendimentos da região. “Nosso objetivo é tornar as indústrias goianas mais produtivas e competitivas, com entrega de profissionais altamente qualificados para acompanhar o avanço tecnológico do segmento. Vamos continuar investindo na modernização de nossas unidades para formar cada vez mais alunos campeões, atrair mais empresas para Goiás e gerar mais emprego e renda para o Estado”, disse.
Para o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, a entrega do laboratório de soldagem reforça a atuação da instituição em Itumbiara e região. “Começamos a Semana da Indústria com o pé direito, em alto astral, com a inauguração de mais um ambiente de ensino que vai possibilitar a formação de novos profissionais para as indústrias. Com quase 30 anos de atuação, a Escola Senai Itumbiara é referência para o polo produtivo da região, onde atende 14 municípios circunvizinhos, que também serão contemplados com os serviços oferecidos pelo laboratório. Para nós, é motivo de orgulho entregar mais uma etapa de melhorias de nossas unidades”.
Cursos abrem 140 novas matrículas por semestre
Com 354 m² de área construída, o laboratório de soldagem vai permitir a realização simultânea de até quatro turmas, com 20 alunos em cada, abrangendo processos de soldagem, caldeiraria/chaparia e tratamento térmico. A implantação do laboratório deve gerar até 140 novas matrículas por semestre em cursos presenciais e a distância, antecipando-se à demanda do mercado com oferta de capacitações e serviços técnicos em áreas consideradas essenciais para o setor industrial em Goiás.
“Esse novo ambiente de ensino foi estruturado para realizar todos os processos que envolvem as áreas de soldagem e de caldeiraria, ocupações muito demandadas pelas indústrias locais, principalmente pelas usinas de fabricação mecânica. Na parte de tratamento térmico, poderemos realizar diversos ensaios e inspeções. Além disso, lançamos o curso técnico em fabricação mecânica, um novo produto do Senai que vai formar mão de obra mais especializada e capacitada para atuar com manutenção e reposição de peças para as indústrias do setor”, explicou o diretor da Escola Senai Itumbiara, Rodrigo Gonçalves da Silva.
Para o diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai Goiás, Claudemir José Bonatto, a inauguração do laboratório de soldagem eleva o compromisso das instituições do Sistema Indústria em Goiás com o desenvolvimento tecnológico. “Com a modernização de nossas unidades, mostramos para a comunidade e para as indústrias que estamos na vanguarda dos processos de inovação e tecnologia, trazendo para os nossos ambientes de ensino equipamentos de última geração que vão possibilitar a qualificação de profissionais com perfil cada vez mais alinhado com o que a indústria demanda para contratação, de olho na educação para o futuro”, destacou.
Indústrias destacam parceria de sucesso
Referência na formação de profissionais para o parque industrial do Sul goiano, a Escola Senai Itumbiara, inaugurada em 29 de dezembro de 1992, é fruto de parceria entre o Sistema Fieg, a prefeitura municipal, Associação Comercial Industrial e de Serviços e empresas locais, como Caramuru Alimentos, Maeda Industrial e Sementes Pionner. Ao longo dessas quase três décadas de atuação no município e na região, a unidade formou mais de 84 mil profissionais em diversas modalidades de ensino, com oferta de educação profissional de qualidade para as indústrias.
Sempre presentes nas ações desenvolvidas pela unidade, representantes do setor industrial acompanharam a entrega das ampliações realizadas na unidade e elogiaram a iniciativa.
“O Senai sempre foi um grande parceiro das indústrias, do empresariado. É a melhor escola de formação profissional do País, sem dúvida nenhuma. A instituição oferece ensino técnico de qualidade para as indústrias, transforma a vida das pessoas por meio da educação, investindo na capacitação de seus docentes e na modernização de sua infraestrutura. Esse novo laboratório de soldagem é a prova disso, daqui vão sair profissionais aptos a atuar com excelência no mercado de trabalho”, ressaltou o gerente de Recursos Humanos da Usina Goiasa, Arnaldo Milan.
Diretor industrial da JBS Couros, Andrei Lazarin destacou a parceria com a instituição para formação de jovens aprendizes. “Tínhamos dificuldades em contratar profissionais com perfil voltado para nossa área de atuação. Há mais de um ano desenvolvemos um projeto customizado com o Senai Itumbiara que tem dado excelentes resultados. Estamos na segunda turma de aprendizes na área de manutenção industrial, absorvemos boa parte desses profissionais e eles já entram na indústria altamente qualificados, contribuindo para que possamos continuar produzindo o melhor couro do mundo. A entrega do laboratório de soldagem é mais uma comprovação de que a instituição está sempre antenada com as demandas do setor industrial.”
Para o secretário de Indústria e Comércio de Itumbiara, César Pereira Alves, o trabalho desenvolvido pela Escola Senai Itumbiara promove o crescimento econômico do município e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. “A qualificação de profissionais realizada pelo Senai é fundamental para atração de investimentos e consolidação da polo industrial do município e região, além de possibilitar melhores condições de vida para as pessoas, por meio da formação técnica”.
Além do novo laboratório, as melhorias realizadas na unidade incluem reestruturação das áreas administrativa, de convivência, pedagógica e pintura geral, o que proporcionará a alunos, clientes, colaboradores, empresas, visitantes e parceiros melhor acolhimento, atendimento e mais qualidade na prestação de serviços.
Na Fieg, especialistas condenam regulamentação da educação domiciliar no Brasil
Goiás precisa qualificar mais de 309 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025
Senai Itumbiara ganha moderno laboratório de tecnologia em solda e lança curso técnico
Inauguração de laboratório em Itumbiara marcará a abertura da Semana da Indústria